Introdução
Nesta seção apresentamos o roteiro de vendas para os produtos de ESIM, para obter as informações dos produtos utilizados na venda realize a operação Consultar Produtos disponível no anexo de Consultas.
Utilize essa operação para obter os valores disponíveis para os planos ESIM.
Obs.: Deve ser guardar os valores {servicoId}, {recarga} de acordo com o layout para se utilizar na solicação de venda.
Como utilizar a operação
Exemplo de RESQUEST:
GET /venda/esim/consulta-planos/81AA1C20B1688E4C7424C4E000334DD4/ESIM%20CLARO HTTP/1.1
Accept: application/json
Host: sandbox.grupocard.com.br
Exemplo de Layout da resposta da consulta:
{
chave = "{nome} - {internet} - R$ {preco}",
valor = "{servicoId};{preco};{recarga}"
}
Exemplo de RESPONSE:
{
"tipoValor": 1,
"valores": [
{
"chave": "Claro Pré-pago Oferta mensal + YouTube - 12GB - R$ 49,90",
"valor": "vtxprepagochipom12;4990;3000"
}
]
}
Fluxo de sucesso
1 - Consumir a operação Solicitar Venda:
Utilize essa operação para solicitar a venda de produto disponível no estabelecimento.
Obs.: O campo "idExterno" é o identificador da requisição, sendo assim, deve ser enviado com um valor DIFERENTE a cada requisição.
Exemplo de REQUEST:
POST /venda/esim/solicitar HTTP/1.1
Accept: application/json
Content-Type: application/json
Authorization: Bearer {JWT_TOKEN}
Host: sandbox.grupocard.com.br
Content-Length: 224
{
"estabelecimento": "81AA1C20B1688E4C7424C4E000334DD4",
"produto": "ESIM CLARO",
"idExterno": "teste123",
"consumidor": {
"cpf": "00000000000",
"nome": "some text",
"email": "[email protected]",
"nascimento": "13111997",
"telefone": 21999999999,
"endereco": {
"tipoEnderecoId": 1,
"cep": "79.023-902",
"uf": "SP",
"cidade": "São Paulo",
"bairro": "Vila Olímpia",
"tipoLogradouroId": 155,
"logradouro": "Funchal",
"numeroLogradouro": 100,
"complemento": "Sala 501"
}
},
"endereco": {
"tipoEnderecoId": 1,
"cep": "79.023-902",
"uf": "SP",
"cidade": "São Paulo",
"bairro": "Vila Olímpia",
"tipoLogradouroId": 155,
"logradouro": "Funchal",
"numeroLogradouro": 100,
"complemento": "Sala 501"
},
"servicoId": "vtxprepagochipom12",
"valorRecarga": 3000,
"urlCallback": "http://urlCallback.com.br/receberNotificacao",
"urlRecarga": "http://urlRecarga.com.br/receberNotificacao",
"dataHoraCliente": "2025-02-03T18:20:35.709Z",
"valor": "3000"
}
Exemplo de RESPONSE:
{
"venda": {
"estabelecimento": {
"cnpjCpf": "14.134.409/0001-05",
"nome": "LOJA GCARD"
},
"produto": {
"fornecedor": {
"nome": "Vertex Esim"
}
},
"transacao": {
"valor": 3000,
"status": "AUTORIZADA",
"idTransacao": "{idTransacao}",
"dataHora": "{dataHora}"
}
}
}
2 - Confirmação de Venda
Nesse produto não há solicitação de confirmação de venda, ao invés disso, há um chamada callback POST enviado no endereço informado no atributo urlCallback e urlRecarga do campo 'complemento' do payload de recarga. Para que haja um fluxo correto de recebimento das notificações o endpoint informado como callback no atributo deve retornar um código de status http 200 e assim o callback entenderá que não deve enviar mais notificações.
2.1 - Campos de url de callback no envio da oportunidade:
urlCallback
: url para notificação após efetivação
urlRecarga
: url para notificação após a recarga - opcional (Se optar em receber a notificação de recarga em outro endpoint)
2.2 - Body de Notificação de Callback:
Campo | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|
uuid | S | NSU da transação |
msisdn | S | Número de telefone retornado pelo callback |
url | S | URL do comprovante |
situacaoTransacao | S | Situação da transação (EFETIVADA, CANCELADA, PENDENTE, NEGADA) |
promocaoAtivada | N | Situação da ativação da promoção (SIM, NAO) |
situacaoRecarga | N | Situação da transação de recarga (SEM RECARGA, SUCESSO, FALHA) |
nsuRecarga | N | NSU da transação de recarga |
obs. Serão enviados no mínimos 2 callbacks, sendo o primeiro após a resolução da venda e o segundo depois da tentativa de recarga.