Roteiro de Venda

Introdução

Nesta seção apresentamos o roteiro de vendas para os produtos de ESIM, para obter as informações dos produtos utilizados na venda realize a operação Consultar Produtos disponível no anexo de Consultas.

Utilize essa operação para obter os valores disponíveis para os planos ESIM.

Obs.: Deve ser guardar os valores {servicoId}, {recarga} de acordo com o layout para se utilizar na solicação de venda.

Como utilizar a operação

Exemplo de RESQUEST:

GET /venda/esim/consulta-planos/81AA1C20B1688E4C7424C4E000334DD4/ESIM%20CLARO HTTP/1.1
Accept: application/json
Host: sandbox.grupocard.com.br

Exemplo de Layout da resposta da consulta:

{
    chave = "{nome} - {internet} - R$ {preco}",
    valor = "{servicoId};{preco};{recarga}"
}

Exemplo de RESPONSE:

{
    "tipoValor": 1,
    "valores": [
        {
            "chave": "Claro Pré-pago Oferta mensal + YouTube - 12GB - R$ 49,90",
            "valor": "vtxprepagochipom12;4990;3000"
        }
    ]
}

Fluxo de sucesso

1 - Consumir a operação Solicitar Venda:

Utilize essa operação para solicitar a venda de produto disponível no estabelecimento.

Obs.: O campo "idExterno" é o identificador da requisição, sendo assim, deve ser enviado com um valor DIFERENTE a cada requisição.

Exemplo de REQUEST:

POST /venda/esim/solicitar HTTP/1.1
Accept: application/json
Content-Type: application/json
Authorization: Bearer {JWT_TOKEN}
Host: sandbox.grupocard.com.br
Content-Length: 224
{
    "estabelecimento": "81AA1C20B1688E4C7424C4E000334DD4",
    "produto": "ESIM CLARO",
    "idExterno": "teste123",
    "consumidor": {
      "cpf": "00000000000",
      "nome": "some text",
      "email": "[email protected]",
      "nascimento": "13111997",
      "telefone": 21999999999,
      "endereco": {
        "tipoEnderecoId": 1,
        "cep": "79.023-902",
        "uf": "SP",
        "cidade": "São Paulo",
        "bairro": "Vila Olímpia",
        "tipoLogradouroId": 155,
        "logradouro": "Funchal",
        "numeroLogradouro": 100,
        "complemento": "Sala 501"
      }
    },
    "endereco": {
      "tipoEnderecoId": 1,
      "cep": "79.023-902",
      "uf": "SP",
      "cidade": "São Paulo",
      "bairro": "Vila Olímpia",
      "tipoLogradouroId": 155,
      "logradouro": "Funchal",
      "numeroLogradouro": 100,
      "complemento": "Sala 501"
    },
    "servicoId": "vtxprepagochipom12",
    "valorRecarga": 3000,
    "urlCallback": "http://urlCallback.com.br/receberNotificacao",
    "urlRecarga": "http://urlRecarga.com.br/receberNotificacao",
    "dataHoraCliente": "2025-02-03T18:20:35.709Z",
    "valor": "3000"
  }

Exemplo de RESPONSE:

{
    "venda": {
        "estabelecimento": {
            "cnpjCpf": "14.134.409/0001-05",
            "nome": "LOJA GCARD"
        },
        "produto": {
            "fornecedor": {
                "nome": "Vertex Esim"
            }
        },
        "transacao": {
            "valor": 3000,
            "status": "AUTORIZADA",
            "idTransacao": "{idTransacao}",
            "dataHora": "{dataHora}"
        }
    }
}

2 - Confirmação de Venda

Nesse produto não há solicitação de confirmação de venda, ao invés disso, há um chamada callback POST enviado no endereço informado no atributo urlCallback e urlRecarga do campo 'complemento' do payload de recarga. Para que haja um fluxo correto de recebimento das notificações o endpoint informado como callback no atributo deve retornar um código de status http 200 e assim o callback entenderá que não deve enviar mais notificações.

2.1 - Campos de url de callback no envio da oportunidade:

urlCallback: url para notificação após efetivação
urlRecarga: url para notificação após a recarga - opcional (Se optar em receber a notificação de recarga em outro endpoint)

2.2 - Body de Notificação de Callback:
CampoObrigatórioDescrição
uuidSNSU da transação
msisdnSNúmero de telefone retornado pelo callback
urlSURL do comprovante
situacaoTransacaoSSituação da transação (EFETIVADA, CANCELADA, PENDENTE, NEGADA)
promocaoAtivadaNSituação da ativação da promoção (SIM, NAO)
situacaoRecargaNSituação da transação de recarga (SEM RECARGA, SUCESSO, FALHA)
nsuRecargaNNSU da transação de recarga

obs. Serão enviados no mínimos 2 callbacks, sendo o primeiro após a resolução da venda e o segundo depois da tentativa de recarga.